CIRURGIA

CIRURGIA


Precisar realizar uma cirurgia bucal, e gostaria de saber mais a respeito? Nós da Sallum Odontologia Estética vamos dar uma esclarecida em alguns procedimentos que são realizados no limite da face e relacionados ao cirurgião-dentista.

 

Quais os benefícios que a cirurgia vai me trazer?

 

Os benefícios vão depender do procedimento a ser realizado, porém, todas as ações que possibilitam remover tecidos comprometidos por traumas, doenças ou até mesmo por questões estéticas, focam em recuperar e melhorar a saúde e bem-estar do paciente.

 

São alguns procedimentos:

 

Traumatologia: lida com a contenção e estabilização de fraturas nos ossos que acometem a face e os dentes.
 
Enxertia: este procedimento visa a reposição e contemplação de tecidos perdidos. Sejam esses tecidos ósseos ou tecidos moles. A reposição de tecidos ósseos pode ser feita de forma autógena (tecidos do próprio paciente), heterogênea (banco de ossos), alógena (ossos porcinos, equinos e bovinos), ou ainda de forma sintética (cerâmica ou gesso). No Brasil, os enxertos feitos de tecidos moles são feitos apenas das formas autógenas e sintéticas.
 
Ortognática: visa reposicionar planejadamente a relação maxila-mandíbula.
 
Implantodontia: implanta pinos de titânio/zircônio no lugar de raízes dentais perdidas para auxiliar no encaixe da prótese.
 
Cirurgia oral menor: extração de dentes comprometidos e dentes do siso, assim como a remoção de lesões infecciosas e excessos de tecidos gengivais e ósseos.


Preciso mesmo de cirurgia?

 

Se esse foi o diagnóstico do seu dentista, sim! A recomendação do procedimento cirúrgico nunca é a primeira opção considerada pelo dentista. Ela sempre vem acompanhada de muita experiência e muita consideração pelo que foi avaliado na sua situação.

Há também riscos que acompanham a falta do tratamento caso o procedimento seja ignorado. É o caso de dentes comprometidos que se não forem tratados ou removidos, podem causar que elementos e tecidos adjacentes sejam infectados, ocasionando inclusive o envolvimento de outros órgãos.

 
São os casos de fraturas não estabilizadas e reduzidas que formam fibroses em posições que comprometam a função; lesões agudas com abcesso que podem evoluir e comprometer a estética facial. Se desenvolvida na arcada inferior há o risco da propagação para o pescoço, atingindo estruturas como o mediastino, causando bacteremia nos tecidos cardíacos (pericardite bacteriana), onde há risco de morte.


Realizei um procedimento cirúrgico, e agora?


Agora nós vamos passar algumas dicas para te ajudar a manter a sua saúde bucal. O pós-operatório é muito importante para a recuperação de quem passou por algum procedimento cirúrgico.

 

Compressa gelada

A aplicação de uma compressa gelada sobre a área afetada é importante para diminuir o inchaço. A baixa temperatura aplicada vai auxiliar na contração dos vasos sanguíneos, causando menor liberação de sangue. 


Olho na alimentação

É importante evitar a ingestão de alimentos quentes nas primeiras 24 horas. Isso pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos na região afetada e aumento na liberação de sangue.  No primeiro dia, dê preferência a alimentos frios como picolés, sorvetes, sucos e leites. Nos dias seguintes, até sua situação normalizar, procure ingerir alimentos mornos e macios.


Higiene

Continuar a higienização regular é essencial. Mas procure utilizar escovas de dentes com a cabeça pequena e cerdas macias para que você não agrida a área onde foi realizado o procedimento. Utilize também enxaguante bucal apenas mediante a orientação do dentista.


Álcool e cigarro

Terminantemente proibidos para quem acabou de realizar um procedimento de cirurgia bucal. A fumaça gerada pelo cigarro influencia de maneira negativa a cicatrização e o álcool interfere na ação de medicamentos como analgésicos e antibióticos.

 

Descanse!

Após a realização de um procedimento cirúrgico, é de extrema importância que você não pratique atividades físicas. Atividades laborais também não são recomendáveis se as mesmas precisam ser realizadas em pé. O repouso total é indicado para não estimular a circulação sanguínea e causar problemas como sangramentos e infecções.
 
Você vai encontrar na Sallum Odontologia Estética, localizada em Brasília, no Distrito Federal, cirurgiões-dentistas especializados e dispostos a atender você em um ambiente confortável e com um atendimento personalizado.
 
Agende já sua avaliação.

sallum odontologia
sallum odontologia
sallum odontologia
Top