PERIODONTIA

PERIODONTIA


Já marcou sua consulta na periodontia? Não sabe o que é isso? Nós da Sallum Odontologia Estética vamos explicar para você!

 

A periodontia cuida dos tratamentos realizados na cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva, que protege o osso e dá sustentação aos dentes. Esses tratamentos costumam ser indicados para as pessoas que não realizam a higienização regular da boca corretamente.
 
Há estudos que afirmam também que a gengiva pode ser prejudicada por fatores como o fumo, tensão, hábitos alimentares equivocados e baixa imunidade. Quando a gengiva se encontra fragilizada, a mesma acaba ficando aberta a bactérias. Tornando necessário o tratamento periodontal.

 

Periodontite


A periodontite segue como um avanço da gengivite não tratada. Em geral, a pessoa que apresenta problemas de periodontite na gengiva passou pela gengivite, a inflamação gengival.
 
A periodontite se estende para os tecidos de suporte dos dentes: o ligamento periodontal e o osso. Além disso, o paciente que se encontra com periodontite correr o risco de ter tártaro, que se origina do armazenamento da placa bacteriana. 
Como a periodontite é uma doença que se não tratada, pode levar o paciente à perda de dentes decorrente da fragilidade óssea que ocorre na maxila. 


Existem tipos recorrentes de periodontite que vamos listar para você:

 

- Periodontia crônica

Muito comum em adultos e caso não tratada pode evoluir e levar à perda do osso que fixa os dentes.
- Periodontite agressiva
Esse tipo é associado à bactérias virulentas e é rara. Quando ocorre, geralmente ocorre em adolescentes e jovens, causando bolsas periodontais.
- Periodontite apical aguda
Geralmente age devido a fatores traumáticos e afeta o osso alveolar.
- Periodontite ulcerativa necrosante
Compromete o ligamento alveolar e o osso de forma extremamente rápida, tornando essa patologia gravíssima. Aparece a partir de bactérias virulentas presentes em portadores de HIV, fumantes e pessoas que têm o consumo pesado de álcool.
- Periodontite juvenil
Esta aparece normalmente em jovens de 11 a 13 anos de idade e tem origem genética e hereditária. Pode aparecer também durante a puberdade ou por volta dos 30 anos do paciente.


É transmissível?

 

Há indícios de que haja transmissão pela saliva, porém nada comprovado. Apenas o fato de manter uma boa higienização regular da boca já é o suficiente para evitar a doença, de acordo com especialistas.

 

Sintomas

 

A periodontite pode apresentar vários sintomas. Entre os mais comuns estão:
 
- a presença de aftas;
- dentes móveis;
- gosto azedo na boca;
- pus na cavidade entre a gengiva e o dente;
- vermelhidão na gengiva;
- mau hálito;
- presença de sangue na escovação;
- tártaro.

 

Melhor prevenir do que remediar...

 

Com certeza! Mas se você só está se informando agora sobre como se prevenir dessa patologia e acha que precisa iniciar um tratamento, vamos te passar algumas informações sobre possíveis tratamentos.
 
Existe o tratamento feito por cirurgia. Esses são feitos para fazer enxertos de tecidos moles e ósseos, aumento de coroa, redução de bolsa periodontal, aplicação de derivados no esmalte dental, entre outros. 
Há também tratamentos não cirúrgicos. Neste estão incluídos o uso de medicamentos, a raspagem e a limpeza para evitar o surgimento de bactérias.
De qualquer forma, é importante ter em mente que é sempre melhor prevenir do que remediar. Para prevenir basta manter a escovação e o uso do fio dental diariamente e de forma impecável, sempre após as refeições e antes de dormir. 
Mantenha sempre visitas periódicas ao dentista para evitar o surgimento de problemas como a periodontite ou outros. Nós da Sallum Odontologia Estética estamos localizados em Brasília, no Distrito Federal, e oferecemos profissionais especializados para cuidar do seu sorriso e evitar problemas como os descritos acima. 

sallum odontologia
sallum odontologia
sallum odontologia
Top