ENDODONTIA

Home  /  ENDODONTIA

ENDODONTIA

Esse nome te soa familiar? E tratamento de canal, melhor?

A endodontia é a especialidade dentro da odontologia que vai tratar da parte interna dos seus dentes. Ficou popularmente conhecida como “tratamento de canal” já que é o endodontista que realiza esse procedimento.

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento feito na parte interior do dente. Ele serve para manter a estética e funcionalidade do dente.

Realiza-se a extração da polpa do dente, parte vital do dente onde concentra-se os nervos. Isso acontece quando essa parte do dente está inflamada, infectada ou até mesmo morta. O profissional vai realizar a limpeza completa do canal radicular onde a polpa se encontra e preparar esse canal para receber o cimento de obturação que vai selar esse canal, evitando que o mesmo seja afetado novamente.

Muita atenção, pois o tratamento de canal não garante que esse mesmo dente seja afetado novamente. Para isso é necessário a higienização regular de forma correta e visitas periódicas ao dentista, que vai garantir a sua saúde bucal.

Como sei se preciso desse tratamento?

Geralmente é possível identificar os sintomas que vão fazer você procurar o tratamento de canal com um profissional. Alguns deles são:

- Dor de dente que persiste e aumenta quando há a ingestão de alimentos quentes ou frios;

- Dores no maxilar ou na mandíbula. Sim, um dente inflamado pode irradiar a dor para essas partes da face assim como causar também dores de ouvido e de cabeça;

- Dente escurecido é um sinal visível de que o dente pode ter sido infectado;

- Mastigar se torna difícil devido ao inchaço proveniente da inflamação no dente;

- Há casos também em que o nervo do dente fica exposto devido a algum trauma que venha a fraturar o dente.

Existe também a necessidade da aplicação do tratamento de canal para pessoas que possuem cárie profunda. Quando a cárie chega no canal do dente e deixa-o infectado e inflamado. Logo, o tratamento de canal vai evitar piores situações.

Situações piores são casos de abcessos, quando há pus acumulado na cavidade da gengiva causando dor aprofundando a lesão, ou mesmo a perda total desse dente.

Dói?

Devido aos avanços na área da endodontia e aos profissionais especificamente qualificados da Sallum Odontologia Estética, dificilmente você sentirá dor alguma durante o tratamento de canal realizado aqui.

Após tratado você sentirá alívio quase que imediato dos sintomas que levaram você a realizar o tratamento. A recuperação de um procedimento assim vai depender da gravidade do problema e há caso que levam alguns meses para a recuperação total.

Previna-se

Manter um bom cuidado com a sua saúde bucal, como a higienização regular diária feita de forma correta e visitas periódicas no dentista vão ajudar você a evitar alguma vez ter que fazer esse tratamento.

Um sorriso limpo, com dentes brancos não são apenas uma questão de estética. A sua saúde bucal também pode influenciar na sua mastigação, na fala e até mesmo na respiração.

Dentes alinhados, o hábito de uma alimentação rica em fibras e com baixa ingestão de açúcar também vão contribuir com os cuidados para que você não precise se submeter a um tratamento de canal.

Visto que pequenos problemas podem acarretar grandes consequências, não deixe de agendar sua consulta com os profissionais da Sallum Odontologia Estética em Brasília, Distrito Federal, e vamos prezar pelo seu sorriso e sua saúde bucal.