IMPLANTODONTIA

Home  /  IMPLANTODONTIA

Odontologia Asa Sul
IMPLANTODONTIA

IMPLANTODONTIA

 

Implantodontia, o que é?


Trata-se de um método de fixação para diferentes tipos de próteses dentárias. A implantodontia vai garantir não apenas um sorriso bonito, mas garante a reabilitação das funções orais, como a mastigação e a fonética. 

Utilizando técnicas cada vez mais avançadas de instalação de implantes odontológicos, a implantodontia traz inúmeros benefícios, causando cada vez menos desconforto nos pacientes que precisam dela.

Importância


Você sabia que se estima que utilizamos nossos dentes cerca de 200 mil vezes em um ano? Pensando nisso, imagine a falta que um ou mais dentes fazem nessa equipe tão utilizado e o que essa falta afeta a qualidade de vida de quem sofreu essa perda.


Como os implantes aliados com as próteses (que podem ser fixas ou removíveis) vão devolver à boca suas funções, eles são muito importantes para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a perda de um ou mais dentes.

Os implantes substituem as raízes dos dentes e as próteses funcionam como uma reposição dos dentes perdidos. Restituindo a integridade estética, podem também retardar o processo de reabsorção do tecido ósseo alveolar. Caso necessário os implantes e próteses podem ancorar dispositivos para a execução de tratamentos ortodônticos.

 

Quem precisa fazer implante?


Indicado para pessoas que receberam o diagnóstico de extração da raiz ou para que já sofreu a perda da mesma por alguma razão, o procedimento de reconstrução da raiz é recomendada até mesmo para os casos onde um dente definitivo não tenha descido.

O procedimento pode ser realizado logo após a extração do dente, ou em situações em que o dente já tenha sido extraído há algum tempo. A única diferença a ser notada será no resultado estético.

 

Sendo o procedimento realizado logo após a extração do dente, o resultado é de modo geral mais satisfatório porque é preservada a anatomia original da gengiva e dos tecidos onde o dente é envolvido.

 

Nos processos onde a extração do dente foi realizada há algum tempo, o organismo pode reagir reabsorvendo os tecidos que antes envolviam o dente e isso vai provocar alterações visíveis na gengiva.

 

Dói?


O tratamento pode vir a causar desconforto no paciente, mas não deve causar dor pois há o uso de anestesia local e em alguns casos pode ser feita uma sedação consciente. O tempo médio da osseointegração, processo no qual o implante é integrado pelo osso, é de aproximadamente quatro meses.

Há casos em que é colocada uma prótese provisória em um primeiro momento e em uma segunda etapa do tratamento o cirurgião-dentista faz uma incisão no local do implante e o conecta à cavidade oral. Após é realizada a moldagem da prótese que será colocada definitivamente sobre o implante.

 

Pós-operatório

 

É normal que a recuperação pós-operatória do paciente transcorra sem complicações ou preocupações. Há casos em que pode haver um leve inchaço na área afetada durante alguns dias, e o aparecimento de dor ou desconforto é administrado por medicações prescritas pelo próprio cirurgião-dentista.

Assim como todo processo cirúrgico, é recomendado que o paciente repouse e evite atividades pesadas durante aproximadamente 5 dias. Também é recomendado uma alimentação à base de comidas pastosas durante esse período, para assim evitar qualquer esforço causado pela mastigação.

 

E se não tratar?


Existe uma série de problemas que podem surgir caso os dentes perdidos não sejam substituídos. Entre esses problemas estão inclusos:

 

- Modificações na mordida, que podem causar dor;

- Perda da eficiência na mastigação;

- Desconforto nas articulações ligadas às áreas relacionadas;

- Modificação na posição de equilíbrio dos dentes, ocasionando inclusive mais perdas;

 

Agora você sabe o quanto é importante ter a dentição completa e a importância da implantodontia. Então se você estiver precisando de implantes dentários, entre em contato com a Sallum Odontologia Estética em Brasília. Nós cuidaremos do seu sorriso!



Top