ODONTOLOGIA DO ESPORTE

Home  /  ODONTOLOGIA DO ESPORTE

Odontologia Asa Sul
ODONTOLOGIA DO ESPORTE

ODONTOLOGIA DO ESPORTE

 

Reconhecida pelo CFO desde 2015, a Odontologia do Esporte é a área da odontologia que foca em investigar, compreender, prevenir, reabilitar e tratar de doenças que acometem a cavidade bucal e podem influenciar na rendimento de atletas. São levados em consideração as particularidades pessoais fisiológicas de cada paciente, assim como o esporte praticados e as regras aplicadas a ele.

Nunca tinha ouvido falar?


Apesar de ser uma área relativamente nova na odontologia, a Odontologia do Esporte vem trazendo grandes benefícios a atletas, tendo sua importância já  completamente consolidada no mercado de trabalho. O número de cirurgiões-dentistas que procuram uma especialização nessa área vem crescendo cada vez mais.

Principalmente em Brasília, no Distrito Federal, o cirurgião-dentista que possui essa especialização se destaca com uma formação ímpar. Pois para consegui-la precisou passar por conteúdos teóricos e práticos multidisciplinares como: nutricionistas, nutrólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, ortopedistas, otorrinolaringologistas, educadores físicos, entre outros que revolvem em torno do mundo esportivo e são importantes para a especialização do dentista nessa área. Como é o caso da Dra. Ingrid Aquino Amorim, cirurgiã-dentista aqui na Sallum Odontologia Estética.

 

Tratando o atleta

 

Vamos falar um pouco das competências do profissional especializado em Odontologia do Esporte. O profissional vai visar:

 

- Considerar a saúde bucal do atleta e por extensão a sua saúde geral, atuando sempre dentro dos preceitos da Odontologia;

 

- Confecção de dispositivos bem planejados para otimizar, prevenir e proteger a integridade intra e extra oral do atleta, sem que atrapalhe seu desempenho esportivo;

 

- Acompanhamento periódico avaliativo da saúde bucal do atleta;

 

- Prescrição de drogas que possam acusar o doping positivo;

 

- Educar o atleta para agir de maneira preventiva e a conservar sua saúde bucal;

 

- Orientação de técnicos, treinadores e dirigentes informando sobre procedimentos de urgência e da utilização de acessórios para a proteção do atleta de acordo com cada modalidade esportiva;

- Detecção de doping e estresse através da saliva.

 

Especialidade multidisciplinar


Como o profissional especializado nesta área passa por uma formação interdisciplinar, o mesmo encontra-se preparado para todas as adversidades e possíveis traumas que o atleta possa vir a sofrer.

Além disso, consegue relacionar outros problemas não odontológicos ao rendimento do atleta ou até mesmo à problemas odontológicos. Como é o caso da má oclusão estar ligada à má postura do atleta ou doenças respiratórias e seus tratamentos estarem ligados a um baixo rendimento esportivo do atleta.

Diferencial da Sallum


Hoje o Brasil conta com diversos profissionais especializados em Odontologia do Esporte, porém a Sallum Odontologia Estética é uma das únicas clínicas odontológicas que oferece essa especialidade em Brasília, DF.

Então agende a sua avaliação e deixa o seu sorriso na mão de profissionais.

Top