ORTODONTIA

Home  /  ORTODONTIA

ORTODONTIA

ORTODONTIA


Aparelhos ortodônticos

Muito comum principalmente nos sorrisos dos jovens, a ortodontia é uma área da odontologia que ainda traz algumas dúvidas para as pessoas que usam e para as que precisam usar aparelhos ortodônticos.

Primeiro vamos falar sobre o que é a ortodontia, para depois entramos em maiores detalhes sobre os tratamentos que esta engloba.

Ortodontia, o que é?


A ortodontia é a especialidade da odontologia que visa corrigir os ossos maxilares e a posição dos dentes que estiverem em posição inadequada ou que tenham sofrido alguma deformação.

O profissional dessa especialidade é chamado de ortodontista. Este é responsável por proporcionar aos seus pacientes um sorriso mais bonito, alinhado e confiante. Além de proporcionar também uma higiene bucal otimizada, já que dentes tortos ou não alinhados perfeitamente dificultam na higienização da boca.

 

Outros problemas que a correção dentária ajudar a resolver ou melhorar são problemas na fala, na respiração e problemas de deglutição.

Como funciona?

 

Primeiro é realizada uma avaliação por meio de exame clínico, fotografias e radiografias. Assim é possível montar o molde de gesso que irá mapear o formato dos seus dentes e da arcada dentária.

Após esses procedimentos, o ortodontista vai avaliar e indicar se o seu caso vai precisar do uso de aparelho fixo ou móvel. Assim, logo que colocado o aparelho, dá-se início ao tratamento.

As fases do tratamento se iniciam com o alinhamento e nivelamento correto dos dentes. Logo após, caso necessário, começa a fase de encaixe da mordida e da oclusão. Esta segunda etapa pode fazer uso de acessórios extras como molas e elásticos de ajuste.

Aí vem a fase de correção estética. Esta vai definir o tipo de rosto que você vai ter, formato de dente e sua mordida ideal. Feito isso, passamos para a etapa final do tratamento, chamada de contenção. O dentista vai instalar um aparelho por trás dos dentes na arcada inferior e um aparelho móvel na arcada superior que juntos vão manter os resultados alcançados.

Efeitos e cuidados

A adaptação ao tratamento pode ser difícil para a maior parte das pessoas, pois o aparelho ortodôntico causa desconforto no momento em que é colocado e alguns dias depois também. Além disso, sempre que há mudança nos fios utilizados no aparelho fixo ou apertos no aparelho móvel, volta o desconforto.

É tendência que esse desconforto vá diminuindo com o decorrer do tratamento.

As pessoas que usam aparelhos fixos precisam dar uma atenção especial à higienização bucal. O descaso com a higiene bucal vai causar o acúmulo de resíduos de comida, facilitando o aparecimento de cáries e problemas relacionados à gengiva e bochechas.

Por quanto tempo vou precisar usar aparelho?

 

A média de duração de um tratamento ortodôntico é de dois anos mas pode variar de acordo com a oclusão dentária de cada paciente. O tempo do tratamento também vai depender do comprometimento do paciente em seguir as recomendações do dentista.

Tem como saber se preciso de aparelho?


Existem alguns problemas dentais que são fáceis de identificar sem necessidade de uma avaliação com um dentista. São eles:

 

- Mordida aberta: ao morder, há espaço entre as superfícies frontais ou laterais;

 

- Mordida cruzada: quando a arcada inferior se encontra  mais à frente que a superior;

- Diastema: o desenvolvimento incorreto dos dentes causa espaços e falhas;

 

- Desvio de linha mediana: as arcadas superior e inferior não alinham

- Apinhamento: acontece quando a arcada dentária é pequena demais para acomodar todos os dentes da boca.

É bom lembrar que um tratamento dentário cuida de mais do que apenas da estética do seu sorriso, cuida da sua saúde bucal. Então independente do seu recurso financeiro para iniciar um tratamento, coloque o tratamento nas suas prioridades.

Visite um dentista periodicamente e siga as recomendações passadas pelo profissional. Os dentistas da Sallum Odontologia Estética estão sempre dispostos a cuidar da sua saúde bucal e deixar você com um belo sorriso. Você vai encontrar a Sallum na Asa Sul, em Brasília.

 

Top